Ao longo da história, o esporte tem sido uma possibilidade de desenvolvimento para o ser humano. Recordes, adrenalina e muita emoção. São diversas as modalidades esportivas que mostram que é possível superar desafios e vencer limites.

O maratonista João Povoa provou para todos, aos 60 anos de idade, que é possível dar a volta por cima. Ex-fumante, o atleta emagreceu 12 quilos após praticar um de seus esportes preferidos, a corrida. Em cinco anos de corrida, João Povoa participou de 150 competições e 2 mil quilômetros corridos.

Entre as competições que João Povoa participou, estão as maratonas El Cruce, cujo objetivo foi atravessar os Andes unindo Argentina e Chile; UP Hill Marathon, primeira maratona em subida na Serra do Rastro; KTR Serra Fina, corrida Trail na região da Serra Fina; Villa Angustura, corrida de montanha individual; Ultrafiord, evento internacional de Trail Running que ocorreu no Extremo Sul da Patagônia Chilena e a El Calafate Meia Maratona Glacial.

Com o apoio do deputado estadual Coronel Camilo e patrocinio da Ótica Voluntários,João Povoa participará de uma das provas mais concorridas e difíceis do mundo. Além disso, João tem como objetivo buscar apoio para uma das principais causas de saúde e pouco conhecida mundialmente, a Esclerose Tuberosa. Doença genética rara caracterizada pelo crescimento anormal de tumores benignos em diversos órgãos do corpo como cérebro, rins, olhos, pulmões, coração e pele. Em entrevista ao jornal Semanário da Zona Norte, o atleta João Povoa falou dos benefícios do esporte e sua trajetória como esportista.

David-Fernandes-2

Deputado estadual Coronel Camilo, João Povoa e David Fernandes

Trajetória

“Eu me dedico ao esporte desde criança, era jogador de futebol, mas parei devido a uma lesão muscular. Depois de muito tempo voltei ao esporte, agora na modalidade corrida. O esporte mudou a minha vida, emagreci 12 quilos e parei de fumar. Comecei com corrida de rua e depois de dois anos fiz a minha primeira prova de montanha, uma das mais difíceis da minha carreira, tinha dez horas para cumprir a prova e cheguei com 8h40, para mim foi uma alegria”.

Desafio

“Cada dia é um desafio. Agora meu maior desafio é participar da maratona UTM Monte Blanc na França. Para mim é uma honra estar presente, quero agradecer o apoio e incentivo da minha treinadora Leticia Saltori, dos meus amigos do grupo Buffalos, da Ótica Voluntários e do deputado estadual Coronel Camilo. Não é fácil chegar aonde cheguei com a minha idade e enfrentar os desafios”.

Preparação física

“Especificamente para a prova de Chamonix, treino desde janeiro com uma equipe multidisciplinar como nutricionista, fisioterapeuta e treinadora. Mas geralmente treino duas horas por dia, com uma folga por semana. Minha alimentação é saudável e leve para poder superar todos os limites e desafios do esporte”.

Causa

“A minha principal causa será buscar apoio e levar para as pessoas o que é a Esclerose Tuberosa, doença genética que tem pouco apoio no Brasil e no mundo. Minha neta Maria Luiza, de 2 anos sofre com a doença, e a minha esposa faleceu com o mesmo problema. Graças a Deus a minha neta está bem e conseguindo superar a doença. A Esclerose Tuberosa é uma doença genética rara, caracterizada pelo crescimento anormal de tumores benignos em diversos órgãos do corpo como cérebro, rins, olhos, pulmões, coração e pele, causando sintomas como epilepsia, atraso no desenvolvimento ou cistos nos rins, dependendo da região afetada. Ela não tem cura, mas pode ser tratada com remédios para diminuir os sintomas”.

Parceria

A Ótica Voluntários, através de seu proprietário David Fernandes, tem me ajudado muito nesta empreitada. Para mim isto não tem preço, é fundamental o apoio dos amigos. Além disso, o David doou um acessório avançado e inovador capaz de me proteger de diversos obstáculos. Quero também agradecer à Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do deputado Coronel Camilo pelo incentivo e apoio, pois é através desses incentivos que conseguimos realizar os nossos sonhos”.

Conseguir apoio e patrocínio é algo muito difícil no Brasil, em especial para o esporte brasileiro. Empresas e pessoas que apoiam o esporte fazem a diferença num país que tem sua população desmotivada.

Cel.-PM-Jose-Francisco

Cel. PM José Francisco Giannoni, João Povoa e cel. PM Celso Pinhata Júnior

O deputado estadual Coronel Camilo e a Ótica Voluntários mostram que é possível mudar o Brasil através de incentivos.

Para David Fernandes, proprietário da Ótica Voluntários, o esporte é fundamental para a qualidade de vida, “precisamos chegar à Terceira Idade com saúde e aumentar a perspectiva de vida. Percebemos que a população vem cada vez mais despertando o interesse na atividade física. Hoje, na cidade de São Paulo, em especial na Zona Norte, encontramos várias ações voltadas para o bem estar. E as avenidas Brás Leme, Engenheiro Caetano Álvares e Luiz Dumont Villares têm recebido constantemente o público, participando de esporte seja de bicicleta, corrida, caminhada ou outro tipo de lazer. Para nós é muito importante porque queremos trazer para as novas gerações a importância da saúde e do bem estar”.

Otica-Voluntarios-Patrocina

“...o esporte é fundamental para a qualidade de vida...”

Segundo o empresário, apoiar o atleta João Povoa é algo incentivador. “Há 6 anos, o João Povoa era fumante e tinha uma vida sedentária. Com o envolvimento que ele tem com o esporte, coordenando ações na Zona Norte, ele resolveu mudar de vida, e hoje vemos um maratonista na faixa etária de 60 anos querendo correr 40 quilômetros nesta disputa na França, uma das principais corridas mundiais. Com certeza, ele está representando a Ótica Voluntários, a Varilux e a Zona Norte.

Quero ressaltar também a importância do apoio do deputado coronel Camilo junto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo nesta ação. Somos muito felizes nesse apoio, porque a Ótica Voluntário também chama a atenção da necessidade da proteção solar em relação aos olhos. É muito importante os cuidados visuais na prática de esporte para que não surjam problemas como areia nos olhos, insetos e luminosidade. Os óculos são um equipamentos essenciais na hora de praticar um esporte, muitas pessoas antes de sair de casa se preocupam em passar protetor solar, mas muitas vezes esquecem de utilizar um protetor para osolhos. A incidência de luz, principalmente na vida urbana, afeta a córnia. Além disso, uma série de fatores podem ser prejudiciais à visão do ser humano, e doenças que antigamente eram diagnosticadas apenas na terceira idade, agora acometem também os jovens, como a catarata e o glaucoma, isso mostra o desgaste do olho através dos raios ultra violeta e equipamentos eletrônicos. O João Povoa é um grande exemplo pela sua dedicação e também pela vida esportiva que ele vem levando atualmente”.

Segundo David Fernandes são muitos os benefícios encontrados na utilização de acessórios adequados para corrida. “O João Povoa está utilizando óculos multifuncional de última geração, o acessório é bem equipado e que oferece proteção aos seus olhos durante a corrida. Além de ser leve, o produto possui um suporte com proteção nasal e apoio maior atrás da orelha com algumas garras. O acessório, utilizado pelo atleta, ainda possui proteção contra os raios UV, UVA e UVB e transition contra o excesso de luminosidade e os raios azuis que vêm dos equipamentos eletrônicos, onde durante a exposição externa escurece, diminuindo a luminosidade fazendo dessa forma uma maior proteção na córnia, evitando desgaste. A lente também permite um amplo campo de visão de perto e intermediário, facilitando o percurso.”

David-Fernandes

Cel. PM José Francisco Giannoni, David Fernandes, deputado estadual Coronel Camilo, João Povoa e cel. PM Celso Pinhata Júnior

Já o deputado estadual Coronel Camilo também ressaltouos benefícios do esporte na vida das pessoas. "A população sabe que vai viver mais, pois toda a parte da medicina se desenvolveu e todos estão procurando envelhecer bem. A Polícia Militar se preocupa com o condicionamento físico, a primeira escola de educação física do Brasil pertence à PM. Sabemos que o esporte é necessário, pois a criminalidade é jovem e o policial militar precisa estar bem preparado. Vamos trabalhar a mente e o corpo para que tenhamos uma vida melhor. Estamos trabalhando bastante aqui na região para incentivar o João Povoa e outras pessoas que queiram participar desses grupos, porque o esporte também extrapola. Semelhante ao que acontece com o programa Vizinhança Solidária, em que as pessoas começam a conversar por um problema de segurança, os grupos de esporte se reúnem com o objetivo de integrar as pessoas. A formação e a troca de experiências entre esses grupos agrega muito à qualidade de vida. O meu objetivo junto à Ótica Voluntários é incentivar as pessoas a se integrarem, principalmente em ações coletivas”.

Coronel-Camilo

João Povoa e deputado estadual Coronel Camilo

O deputado também ressaltou o grande número de áreas verdes encontradas na Zona Norte. “Nós policiais militares aprendemos a conviver com a natureza. Aqui na região, temos o Horto Florestal e as grandes avenidas cuidadas pela própria comunidade que viram um espaço interessante para praticar esportes. A nossa ideia é incentivar cada vez mais isso, e apoiar o maratonista João Povoa, é muito gratificante, pois ele tem muita vontade de fazer e isso contagia as pessoas”.

O empresário David Fernandes e o deputado estadual Coronel Camilo dão uma mensagem de otimismo para quem pretende aderir à prática de esporte.

“É lógico que praticar esporte desde jovem traz grande benefícios e qualidade de vida. E o João Povoa nos ensinou que não há tempo para começar. Destaco ainda a importância dos grupos onde todos se ajudam”, afirmou o deputado.

“Já está comprovado que para ter saúde é preciso praticar algum tipo de esporte. Comece a praticar esporte, mas nunca deixe de consultar um médico para saber se você estar apto, é essencial essa prevenção. Peça uma orientação médica e comece a praticar seu esporte desejado” finalizou David.