Os óculos são acessórios que incrementam nossos looks diários e trazem uma beleza e charme especial às produções. Com o passar dos anos ganharam mais espaço no mundo da moda e ultrapassaram as barreiras do preconceito. Mas antes de tudo isso eles cuidam da nossa saúde, sejam eles óculos de sol ou de grau. Um acessório que nos ajuda a enxergar melhor, além de nos proteger das agressões dos raios solares e da poluição das cidades, necessita de atenção especial, não é mesmo?
Encontrar aqueles óculos de sol que combinam com qualquer ocasião arranhados, ou perceber que a armação dos seus óculos de grau está danificada não é legal. Os óculos são ferramentas úteis mas são delicadas. Pensando nisso preparamos esse post com uma seleção de dicas para conservar seus óculos preferidos por muito mais tempo.

 

Guarde seus óculos em um local seguro

Evite deixar seus óculos em locais inapropriados. Sempre que não estiver utilizando-os armazene-os em um estojo adequado. Escolha um modelo que seja forrado com veludo, isso evita arranhões nas lentes e na armação, além de mantê-lo sempre limpo. Mesmo dentro do estojo, mantenha-os com as lentes viradas para cima. Nunca guarde seus óculos em bolsas e sacolas sem a proteção do estojo. Guarde os estojos em locais seguros, longe do alcance de crianças, exposição ao calor e umidade, e da possibilidade de quedas.

Fuja do calor

Evite manter os óculos por longos períodos de tempo em locais com exposição ao calor, como no porta-luvas do carro, por exemplo. A exposição ao sol e ao calor prejudica a estrutura da armação, podendo causar deformações e a descoloração, além de prejudicar o revestimento das lentes, que se degrada muito mais rapidamente.

Cuide da Limpeza

Faça a limpeza das lentes com água e sabão neutro, esfregando-as gentilmente com os dedos e depois enxágue-as. Seque as lentes com um pano limpo e seco ou lenço de papel. Evite realizar a limpeza das lentes com materiais secos, pois até mesmo a poeira pode arranhá-las. Nunca utilize produtos de limpeza como detergentes, acetona, álcool ou qualquer outro produto químico, pois eles danificam as lentes. Para óculos utilizados diariamente é importante ter um cuidado especial. Leve-os à ótica ao menos duas vezes ao ano para a realização de uma higienização profunda. Aqui na Ótica Voluntários a higienização é por conta da casa! #ficaadica

Lugar de óculos não é na cabeça

Mantenha sempre os óculos no nariz, em frente aos olhos, e nunca sobre a cabeça. Ao utilizar os óculos nessa posição, a armação tende a ficar desalinhada, e com o tempo esse desgaste pode se tornar irreversível, além de aumentar o risco de quedas. A falha na armação prejudica o funcionamento correto das lentes. Portanto, quando não estiver utilizando os óculos, guarde-os adequadamente no estojo. Caso sua armação já apresente sinais de danos, leve-a até uma ótica e verifique as possibilidades de reparo, ou se há necessidade de troca.

Cuidado ao manusear seus óculos

Segure sempre os óculos com as duas mãos, ao colocá-los e tirá-los do rosto. Quando precisar tirar os óculos do rosto e não estiver com o estojo por perto, tenha atenção, não o coloque sobre superfícies irregulares que possam provocar a queda, coloque-os sempre com as lentes viradas para cima e tenha o cuidado de fechar a armação primeiramente. Ao praticar esportes e atividades radicais, retire-os se for possível, caso não utilize cordões para mantê-los sempre no local adequado, seu rosto.
E aí? Você está cuidando bem dos seus óculos? Eles cuidam da nossa saúde visual, portanto é importante mantê-los sempre limpos e em bom estado de conservação para que sua funcionalidade não seja prejudicada. E se você não está cuidando dos seus óculos como deveria, chegou a hora de cuidar com o carinho especial que eles merecem, antes que seja tarde demais. Siga as nossas dicas e conserve seus óculos por muito mais tempo.
Conta pra gente os cuidados especiais que você tem com seus óculos! E não deixe de nos acompanhar! Traremos sempre novidades do universo desse acessório que já é essencial para o nosso dia a dia!